Segunda-feira, 5 de Maio de 2008

Colóquio (II)

Tivemos oportunidade de estar presentes, embora não até ao final, no referido colóquio (ver post anterior), de que gostámos bastante.

 

À introdução, que nos pareceu algo demorada (falamos das intervenções da Dra. Maria da Luz e do Dr. António Soares), seguiu-se a intervenção da professora do departamento de Comunicação e Arte da UA, Susana Sardo, que infelizmente, talvez devido a estarmos na parte de trás da sala, não ouvimos com a clareza necessária ao bom entendimento. No entanto, daquilo que captámos, o entendimento da cidade como continuação do corpo e a necessidade de pensarmos mais na dimensão antropológica da cultura é algo que faz, para nós, todo o sentido.

 

Foi a comunicação do Dr. Carlos Martins, economista que entre outras posições já ocupou a de vereador da câmara de Sta. Maria da Feira, que nos prendeu a atenção, já que, com os seus dotes comunicativos, deu uma autêntica aula sobre o que são as cidades e como devemos pensá-las, roçando temas diversos como a cultura, criatividade, economia, turismo, interacção inter-municipal, atracção e fixação de pessoas nos núcleos urbanos, entre outros temas, dando testemunhos pessoais ilustrativos e enriquecedores.

 

Disse ele que a criatividade envolve 5 domínios: diversidade, distintibilidade, acessibilidade e segurança, competitividade da inovação e capacidade organizacional e de liderança. Interessante perspectiva.

 

Um dos dados relativos à cidade de Aveiro que explicou relaciona-se com a incapacidade que Aveiro tem de atrair pessoas, mesmo as que vivam em seu redor - falta de "magnetismo" - embora seja, diz quem por cá passa, um dos melhores sítios do mundo para viver.

 

 

Tivemos ainda oportunidade de assistir (e participar) em parte do debate, que se revelava bastante interessante à hora em que tivemos de o abandonar.

Carolina, Tomás, André e Patrícia às 12:30
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

O Grupo

Pesquisar neste blog

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
16
17
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Recentes

Resultados das votações

Podcast

"Exposição em Crescimento...

Os jovens e a política

O pedido de desculpas

Área de Projecto

Colóquio (II)

Colóquio - Os desafios de...

"Volta ao mundo 2.0"

Conversa Aberta "Avenida ...

Arquivo

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

PODCAST

Links

blogs SAPO

Feed: